Home - Cruzada Pró-Ifância
Home - Cruzada Pró-Ifância História Serviços Voluntariado Doações Eventos Contato

Atividades Pedagógicas Desenvolvidas na Creche Fernanda

Educadoras: Virginia e Zilda
Grupo: Mini-Grupo
Atividade: "Cantos de Atividades"

"Cantos de Atividades" é uma atividade onde as crianças podem escolher o que elas gostariam de fazer/brincar. É realizada duas vezes por semana com duração de 30 minutos.

Organizamos três cantos com diferentes propostas (artes, jogos, faz de conta e história).
Quando as crianças voltava, do lanche elas encontravam os cantos organizados e espontaneamente apontavam onde queriam brincar, falavam nomes dos objetos.

Avaliamos a nossa forma de apresentar os cantos e percebemos a necessidade de planejar esse momento onde as crianças observam e falam sobre seus interesses.

Surgiram algumas idéias como apresentar os cantos utilizando fantoches que conversam com as crianças; telefonar para cada criança e perguntar onde ela vai brincar; levar objetos dos cantos para a roda.

No início as crianças circulavam por todos os cantos, queriam ver e tocar em tudo. Foi importante compreender e respeitar essa necessidade. Hoje as crianças se mostram mais decididas em relação ao que vão fazer, se concentram um tempo maior na atividade escolhida e há também maior interação entre elas.

A hora de guardar é tranquila, todos acabam ajudando. Guardar também pode ser uma brincadeira e um momento onde as crianças aprendem muitas coisas como agrupar e classificar os objetos, colaborar e cuidar dos brinquedos e materiais de uso coletivo.

Nossos objetivos nessa atividade são:
- desenvolver a autonomia;
- desenvolver a socialização;
- desenvolver a linguagem oral.

Também são desenvolvidos conteúdos no aspecto motor (encaixar, empilhar, colar, pintar, desenhar, modelar); cognitivo (explorar objetos, solucionar desafios); afetivo (brincar e conversar com os colegar e educadoras).

É preciso olhar para as crianças e ter curiosidade sobre o seu modo de pensar e brincar. Não basta só olhar, é preciso brincar com elas, valorizar seus esforços, conquistas e descobertas.

Esse relato é apenas uma pequena sintese das nossas descobertas enquanto educadoras que se deu nos momentos de planejamento, de discussões das observações que registramos através de escritos e filmagens.

"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas."

  Veja algumas fotos